top of page

Como funcionam as tarefas estruturadas em ABA no ensino?

  • Foto do escritor: Luiza Guimarães
    Luiza Guimarães
  • 25 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de ago.

ree

Uma das ferramentas utilizadas na intervenção em ABA são as Tarefas em Tentativas Discretas (DTT- Discrete Trial Training), que é uma prática baseada em evidência. Essas tarefas são comumente realizadas em ambiente controlados, muitas vezes em mesinha, mas também em outros contextos. O DTT possui cinco componentes: (1) a instrução (estímulo discriminativo), (2) a resposta com ou sem uso da dica, (3) a consequência programada (itens de preferência para acerto com ou sem dica, ou procedimento de correção, caso ocorra um erro), e (4) o tempo entre tentativas.


Em relação a instrução (ou estímulo discriminativo), quando você diz “bate palma” para uma criança, essa instrução deve indicar para a criança que tipo de resposta vai ser seguida de reforço, ou seja, se ela bater palma, ela vai ganhar acesso um item de preferência. Claro que esse exemplo só se aplica com crianças que entendem o que é falado, e que é seguidora de instruções (tem controle instrucional). A resposta da criança vai depender do tipo de tarefa proposta pelo terapeuta. Por exemplo, se quero ensinar a criança a imitar pentear o cabelo, a instrução ou estímulo discriminativo será mostrar o movimento de pentear o cabelo, entregar a escova e dizer “sua vez”. 


Em relação a resposta com ou sem dica, a habilidade que vamos ensinar precisa ser bem descrita, assim como os tipos de dica e esvanecimento dessas dicas ao longo do tempo. A dica pode ser fornecida imediatamente após uma instrução, ou pode ser fornecida após pausas programadas antes da criança errar. As dicas podem ser físicas, verbais, em forma de modelo, visuais, entre outras, O objetivo do uso das dicas é o ensino sem erro, o que reduz a aversividade da tarefa. Além disso, usamos hierarquias de dicas para reduzir a dependência dessas dicas pelo nosso aprendiz. 


Após resposta independente ou com ajuda de dicas fornecemos reforço (entrega do item preferido), ou após erro fornecemos procedimentos de correção. O uso de consequências diferentes após resposta é fundamental para o aumento de repertórios socialmente relevantes. 


Por último cada tentativa é seguida de tempos entre tentativas, o que normalmente ocorre em forma de alguns segundos. O DTT deve ser apresentado de forma dinâmica e rápida para garantir o interesse e motivação do nosso aprendiz.


ree

As possibilidades são infinitas no ensino através desse tipo de procedimento. Por exemplo, existem inúmeras formas de se apresentar a correção, tipos de dica, instruções e respostas esperadas. O que vai definir cada procedimento são as peculiaridades que cada criança apresenta.




 
 
 

Comentários


contato-tatearaba-clinica-autismo-tea.png
bottom of page