Ensino em ambientes naturais usando Terapia ABA é possível?
- Luiza Guimarães

- 25 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de ago.

O ensino naturalístico é uma prática baseada em evidência que utiliza o ambiente natural e interesse da criança para promover a aprendizagem. Essa é a principal estratégia para se treinar generalização que seria responder em diversos ambientes, para diversas pessoas, múltiplos estímulos e diversas respostas. Algumas pessoas ficam confusas e chegam a pensar que trabalhar em ABA significa trabalhar na “mesinha” e de forma estruturada. As famosas tarefas em mesinha no ensino em ABA é apenas uma forma de estratégia com essa abordagem. As Tarefas aplicadas na mesinha podem ser realizadas no chão, em momentos de brincadeira, na escola, em casa etc. O ideal para muitos pacientes é integrar os dois formatos de ensino (estruturado e naturalístico).
O ensino naturalístico aproveita situações em que a criança está interessada em algo (um brinquedo, por exemplo), e utilizar essa motivação para ensinar. Através do ensino em ambiente natural são infinitas as possibilidades de contextos para aprender. É uma estratégia comum para treinar pedidos funcionais, para iniciar e melhorar interação social, ampliar resposta de brincar, realizar atividades do dia a dia de forma autônoma etc. Quando a criança/ pessoa está no mercado, por exemplo, pode ser ótimo trabalhar tolerância como esperar em uma fila, receber negativas em relação a coisas que ela quer, fazer pedidos, ajudar a pegar itens e colocar no carrinho, ajuda na seleção do valor para pagar a conta etc. No contexto escolar, podemos ajudá-la a seguir instruções, rotinas e regras da escola, trabalhar tolerância em permanecer na roda, ou em atividades, esperar, brincar e interagir no parquinho, se comunicar com pares etários, fora todas as habilidades acadêmicas que podem ser trabalhadas nesse contexto (letras, números, grafia, desenho, entre outros).
Aproveitar situações em que a criança está motivada, criar demandas para ensinar, ajudá-la a emitir a resposta através das dicas, e fornecer reforço social e acesso a itens são componentes fundamentais para aprendizagem via ensino naturalístico. O ensino em ambiente natural é fundamental para ampliar repertório e melhorar a generalização do que é aprendido. A ABA como intervenção abrangente não pode ficar limitada ao ambiente clínico, já que a criança/ pessoa pode ter dificuldade em todos os contextos.





Comentários